Dicas

19 Melhores sites para quem é escritor independente postar seus textos.

Post atualizado em 12/04/2022

No post de hoje quero falar sobre alguns sites que conheci, eles disponibilizam facilidades para o autor independente poder publicar o seu livro, mas lembre-se, colocar seu texto na internet nem sempre dá um retorno positivo que esperamos a curto prazo, minha opinião pessoal é que prefiro publicar em livros, mas a internet é uma ótima ferramenta para quem não pode ou não quer fazer assim, então vamos lá.

1.Kindle Direct Publishing

O Kindle Direct Publishing é a plataforma mais popular do mundo. Nela, você pode publicar sem nenhuma burocracia (característica compartilhada por todas as plataformas sugeridas nesta lista): você cria seu livro nos formatos legíveis para aparelhos Kindle e pode comercializá-los para uma gigantesca base de audiência em todo o mundo.

2.Kobo Writing Life

Com proposta semelhante ao Kindle Direct Publishing, o Kobo Wrinting Life é uma plataforma do e-reader Kobo. Com um site bastante intuitivo, você cria sua conta, segue os passos para publicação, escolhe o preço (caso opte pela venda) do seu livro e monitora o impacto de leituras e vendas geograficamente.

3.Clube de autores

É pioneiro no Brasil em possibilitar que autores subam seus livros, disponibilizando-os para comercialização sob demanda. No entanto se exige um pouco de perícia quanto ao processo de diagramação, por parte do autor;

4.Bubok

O site é estrangeiro, mas tem página em português, e assim como o Clube de Autores você pode subir sua obra, e disponobiliza-la para venda, e talvez começar a ganhar em Euros. Você pode publicar para impressão, ou só para e-book mesmo.

5.Autores.com.br

Sistema semelhante ao Recanto das Letras, você se cadastra, e então pode passar a publicar seus textos.

6.Mesa do Editor 

Não é bem um site para publicação de textos, mas é bem interessante para novos autores arquivarem seus arquivos lá. Há duas opções, a paga onde diariamente seu livro estará a disposição das centenas de editoras cadastradas, ou o cadastro gratuito, que permite que as editoras em um dia (dia livre) do mês também tenham acesso aos seus originais;

7.Wattpad

Wattpad é a maior comunidade de leitores e escritores do mundo. Além de possibilitar que você publique seu livro, interaja com leitores e conheça outras obras, a plataforma já revelou vários novos autores para o mercado editorial, entre eles, Anna Todd, autora da trilogia “After” que teve mais de 1 bilhão de acessos e 6 milhões de comentários. Sua história foi publicada em todo o planeta e adaptada para o cinema.

8.Escrytos

Plataforma criada pela editora Leya, o Escrytos permite que você possa vender seu livro em lojas como LeyaOnline, Amazon, Apple Store, Barnes & Noble, Fnac.pt, Gato Sabido, Google, IBA, Kobo, Livraria Cultura, entre outras. A plataforma também permite acompanhar o fluxo de vendas em tempo real.

9.Creative Book Builder

Ao contrário das outras plataformas desta lista, o Creative Book Builder, como o seu nome já sugere, é um aplicativo onde você “constrói” seu livro exclusivamente no mobile. Ou seja, você não precisa upar um arquivo, você pode ir escrevendo e montando-o de forma totalmente interativa e depois decidir em qual formato irá salvá-lo.

10.Livrorama

Livrorama é um portal, bem dividido e organizado, para fazer sua publicação com a possibilidade de venda dos livros. Com ranking de obras mais vendidas, o site tem uma funcionalidade pouco explorada por outras plataformas: a impressão, transformar o e-book em livro físico. Para que não haja dúvida, o projeto traz uma página exclusiva de perguntas e respostas com os principais tópicos.

11.Book Creator

Com um objetivo mais específico em relação às outras plataformas, o Book Creator é um aplicativo disponível para mobile cujo o público-alvo são educadores que tenham projetos que possam ser trabalhados com alunos. Você pode montar seu livro no próprio aplicativo e compartilhar com seus alunos.

12.Livros Digitais

Para quem optar pelo Livros Digitais não terá nenhuma dificuldade: basta criar uma conta, subir o arquivo, escolher a melhor capa entre as opções disponíveis, personalizá-la, e a partir daí você terá um link que poderá ser compartilhado. O livro também ficará disponível para download.

13.Medium

Uma das plataformas para publicação atuais mais populares, o Medium foi criado para ser uma rede de conteúdos. Como ele tem um design muito clean e minimalista, não tem nenhum segredo pra os criadores de conteúdo nem pros leitores.

Os conteúdos de maior acesso normalmente são histórias pessoais, casos que as pessoas passaram e muitas vezes se relacionam com algum tema forte no momento. Nessa plataforma é possível que o leitor avalie seu texto com um “clap” (palma), recomendando-o para os outros leitores. Uma vantagem do Medium tem a ver com a newsletter enviada para os e-mails dos inscritos. Se o seu texto for muito bem avaliado, as chances de ele entrar em um desses e-mails é muito grande, ou seja, o seu texto pode vir a alcançar muito mais pessoas com uma propaganda exclusiva, que chega diretamente no e-mail dos leitores.

14.Tumblr

Tumblr também é uma plataforma de blogs, porém ele tem uma diferença de outras, como o Blogger e o WordPress. Apesar desses últimos dois possuírem espaço para diversas mídias, como música, fotos e vídeos, sua especialidade é textual, eles são plataformas para publicação textual. O Tumblr já possui uma liberdade multimídia que as outras plataformas não possuem, tem uma pegada rede social.

O Tumblr também é totalmente personalizável, você pode criar sua página com seu estilo e o domínio de sua preferência (seusite.tumblr.com). Ele não tem um número máximo de palavras quando o assunto é texto, mas é uma plataforma onde é mais comum ver textos curtos como crônicas, contos e poesia.

15.Redes Sociais

Facebook, Instagram, LinkedIn e, até mesmo, o Twitter são boas plataformas para publicação dos meus textos? Essa é uma pergunta que você deve fazer algumas semanas ou até mesmo meses antes de postar em algum deles, por quê? Caso você vá postar em sua rede pessoal, que você já usa para posts de fotos, stories, e no caso do LinkedIn, objetivos profissionais, faça uma limpa antes, pois quando você começar a postar os textos, vai precisar de uma unidade artística e sempre vai ter aquela pessoa que desce a sua página até o último post para ver se acha alguma ponta solta — infelizmente.

16.Escritas.org

Escritas.org é um projeto sem fins lucrativos de divulgação da poesia e poetas de língua portuguesa e espanhola. Contém poemas selecionados, biografias, e multimídia. O site permite a criação da conta e a publicação dos textos.

17.Eternizarte

Eternizarte é um site que também permite a publicação de textos autorais, depois da criação da conta. A plataforma também foca bastante em concursos premiados, para gerar mais interesse dos autores.

18.Storia

A maioria dos textos do Storia que bombam na internet são textos jornalísticos: notícias ou reportagens sobre os mais diversos temas. Mas a plataforma se identifica apenas como um site para a publicação de textos, sem um formato específico. Talvez seja legal você seguir o fluxo da plataforma e publicar suas reportagens e reviews, mas nada te impede de postar poesias e crônicas, por exemplo.

19.Blogger

O ninho dos blogs desde os primórdios da internet! O Blogspot permite todas as etapas da criação de um blog, além de uma URL personalizada que facilita a divulgação nas redes sociais. Não há restrições do tipo de conteúdo aqui, mas o blogspot cresceu com a ascensão dos textos de blogs – como este aqui que você lê! -, e é a plataforma mais usada por aqueles que querem levar a blogagem mais a sério, mas ainda não tem dinheiro para investir numa hospedagem própria por exemplo.

De todos esses os que eu mais uso são o KDP Amazon e o Wattpad, e amo de paixão esses dois, e então deixem ai nos comentários, qual você usa? qual te interessou? já usou algum e qual a sua opinião? ou conhece algum que não está na lista, indica ai para acrescentarmos. beijos e até o próximo post!

47 comentários em “19 Melhores sites para quem é escritor independente postar seus textos.”

    1. Ótima questão, eu discuti esse assunto em um grupo que faço parte a algum tempo, eu particularmente sempre dou um jeito de registrar meus textos antes de expor na internet, nem que seja só uma autenticação no cartório, mas alguns colegas autores acham que a partir do momento que se posta um texto já tem como provar que é deles por causa da data que foi postado e tal, eles não tem medo de plágio, eu particularmente sou a favor de sempre registrar antes, dificilmente vemos casos de plágio, mas não é porque não vemos que não existem não é mesmo? então cuidado nunca é demais.

      Curtido por 1 pessoa

      1. Boa tarde Josielma Ramos,
        tenho alguns no recanto das letras, la sinto falta de saber quem leu minhas historias.

        Curtir

  1. Oi. Qual vc acha mais indicado para textosm É que a maioria fala em “livro” rs Gosto de escrever alguns textos no estilo prosa poética e estou pensando em postar. Obrigada 😉

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oi, Josielma! Fiquei chocada quando li sua descrição, meu pai também é de Simplício Mendes! Que mundo pequeno, muito provável que vocês tenham se conhecido né, já que a cidade é pequenininha (e cheia de pessoas maravilhosas). Beijos, adorei o post!

    Curtir

    1. Oi Samantha, que bacana, mas infelizmente creio não ter conhecido seu pai, vim morar em SP ainda bebê, só fui na cidade que nasci poucas vezes na vida, mas tenho certeza que alguém da minha família deve conhecer, minha família é enorme e muitos moram lá ainda, inclusive meus avôs, muita coincidência hein, que demais, fico sempre feliz por encontrar conterrâneos.

      Curtir

    1. Boa tarde, há várias formas de registrar, tanto pela biblioteca nacional, tem também o famoso ISBN que também é feito pela biblioteca nacional, mas o registro lá e o ISBN tem diferenças, é bom sempre pesquisar, escreverei em breve uma matéria explicando cada um dos meios, tem um site de registros que não lembro o nome agora, e pode também abrir firma no cartório, o do cartório não conta como registro, é mais uma segurança sobre a sua obra se caso você disponibilizar na internet e alguém plagiar, ai você vai ter como provar que é seu.

      Curtir

  3. Quem publica na internet é porque é escritor fracassado, pois eles não pagam direitos autorais, só eles ganham dinheiro com anúncios. Se você não consegue publicar em livro não publique.

    Curtir

    1. Claro que não, muita gente que publica na internet acaba tendo visibilidade e recebe a oportunidade de publicar seu livro, eu comecei na internet, fiquei nela por 5 anos, e depois consegui publicar meu primeiro livro, hoje sou autora em 7 livros, se isso é fracasso, vou continuar nesse caminho, pois quem fracassa é porque não tenta.

      Curtido por 2 pessoas

  4. Eu publicava no Recanto das Letras. De repente eu perguntei por que eles não pagam direitos autorais já que faturam com anúncios, foi o que bastou pra barrarem meu acesso ao site deles pra sempre.

    Curtir

  5. Infelizmente alguns destes sites parecem ter saído do ar, mas vou deixar outros dois como recomendação: Academia de Contos e Inksired. A Academia é um ótimo lugar para publicar, porém só existe em site (no caso do celular, a pessoa teria que mexer no navegador para usá-la e no celular, é um pouco “bugada”). Já o Inks, a plataforma é ótima, vai desde você conseguir comercializar sua história lá dentro, até trabalhar para eles próprios. Também é fácil de mexer e cada descoberta é única, uma pena que o aplicativo não se compara ao site, porém, não é algo horrível.

    Curtir

    1. Vou dar uma olhada nesse que você indicou, essa matéria eu escrevi há muito tempo, e não tive de atualizar, mas em breve irei testar novos sites que tenham o mesmo intuito, obrigada pelas indicações, é sempre bom conhecer outras opções para quem quer escrever.

      Curtido por 1 pessoa

  6. Olá Josielma, como você disse ter escrito este post em 2018 queria muito que você o atualizasse, com as novas sugestões de sites para os autores que querem publicar seus textos na internet. É que estou escrevendo um conto e quero em breve publicá-lo na web, para que outras pessoas possam o conhecer e comentá-lo também. Já conheço o Wattpad e já publiquei algumas vezes nele, mas não queria me deter só nessa plataforma, queria saber sobre mais sites bacanas mesmo. Agradeço desde já!

    Curtir

    1. Olá Grazyelle, pretendo atualizar esse post em breve, mas já faz um tempo que não publico em plataformas digitais então estou um pouco por fora, mas vou dar uma pesquisada para que possa trazer informações atualizadas, obrigada pelo feedback.

      Curtir

  7. Só gratidão com essas orientações, pois quem está começando nesse mundo, como eu, essas dicas valem ouro. Tenho certeza que irei alcançar meu objetivo, sei que será uma tarefa árdua e longa, mas como diz o ditado popular “o tempo vai passar de qualquer forma”, então vou aproveitá-lo da melhor maneira e você faz parte dessa jornada. Obrigada

    Curtir

Deixe um comentário